História




WA Sagrada Ordem dos Cavaleiros do Bar (SOCABA) se caracteriza por uma Ordem fundada por  membros diretores, na sua maioria professores de História oriundos da UERJ.
Fundada em 1997, na cidade do Rio de Janeiro, teve a sua origem no Juliu,s Bar de Vila Isabel.

WExistem duas filiais pelo Brasil, Riberião Preto/SP (1999) e Recife/PE (2002), mas sua legião de simpatizantes estão em diversos locais pelo território nacional, incluindo Teresina, João Pessoa, Natal, Vitória da Conquista, Ilhéus, Belo Horizonte, Campinas, São Paulo, Vitória, dentre outras.

WA SOCABA promove encontros entre velhos amigos através de seu tradicional churrasco entre os aniversariantes, bem como a integração a partir de festas, encontros etílicos, jogos de futebol, sempre de forma irreverente e crítica. Ser SOCABA é  possuir um estilo jocoso de ser socabense.


WTorcida - A SOCABA adotou o América do Rio de Janeiro como o time do coração coletivo de seus membros, pois a entidade surgiu no mesmo Bairro, no qual já foi possível encontrar seus membros nos jogos, se o nosso querido América.


WCamisas - Foram produzidas diversas camisas diferentes. Objeto de desejo de muitos, nossa primeira camisa tinha como tema principal o nosso Hino, as duas seguintes estavam ligadas às duas festas organizadas no Rio de Janeiro (com o apoio do Bar Chop Gol) e Ribeirão Preto com o apoio do Bar do Ali) respectivamente.

Ainda confeccionamos camisa crítica dos 500 anos do Brasil em 2000.

Em 2002 a Filial da SOCABA de Curitiba organizou a festa de fundação da SOCABA Curitiba.

Em 2003 a Filial Ribeirão Preto confeccionou camisas para o Encontro Nacional de Campinas com o Manual do Calouro para o ENEH.

Em 2004 fizemos 2 novas camisas. A primeira camisa foi a da Campanha Xô Haloween,Viva a Cultura Nacional em 2004 e logo em seguida pra campanha APITOCANDO O LAMBU COM A XIBOCA, um evento de reveillon em 2004 com o apoio cultural da Xiboquinha Philadéfia em Olinda-PE.

Em 2007 editamos a camisa IUSIVRUS BABILORVM LASCIVVS EST com o pergaminho sagrado do Batizado da Babilônia que levamos pro EREH-Norte/Nordeste e naquele mesmo ano,

Organizamos em outubro a festa de 10 Anos e para tal, confeccionamos a camisa SOCABA 10 - VIVOS E BEBENDO.

Em 2010 a Filial SOCABA da PEste confeccionou a camisa comemorativa do Carnaval e para tal fez uma em regata vermelha reeditando a camisa IUSIVRUS BABILORVM LASCIVVS EST.

Em 2012 a Filial SOCABA da PEste em parceria com a UPE confeccionou a camisa comemorativa dos 10 ANOS DA SOCABA DA PESTE em regata amarela.

No mesmo ano lançamos uma versão preta com o Calendário Maia, em alusão ao fim do mundo.

Em 2015 fizemos a camisa SOCABA Vip, Trânsito Livre para a Babilônia com a imagem de um pandeiro no verso.

Em 2016 nova a camisa da SOCABA: Viva a Liberdade de Gênero com uma imagem de uma lâmpada de cerveja.

Em 2017 lançamos a camisa vermelha alusiva aos 100 Anos da Revolução Russa: Toda a Cerveja aos Trabalhadores.



WO Abridor de Garrafas – Uma de nossas inovações foi produzir em 2005 o Abridor de Garrafas da SOCABA. Os 200 abridores foram rapidamente adquiridos no Encontro Nacional dos Estudantes de História na Universidade Federal de Sergipe - UFS. Hoje o objeto é uma raridade.



WCaneco Em 2009 a caneca da SOCABA em acrílico foi muito bem recebida pelos membros. O objeto fez muito sucesso, conforme a imagem abaixo:


WOs Batizados - A Ordem cumpriu a tarefa de preencher a lacuna deixada pelo Mestre Rasputim e seus Infames Discípulos nos Encontros de História.

• 1998 na UFMG em Belo Horizonte, na UFAL em Maceió/AL.
• 1999 foi na UFES - Vitória/ES e na UFPA em Belém/PA.
• 2000 ENEH de Vitória/ES.
• 2001 Marechal Candido Rondom/PR, Caxias do Sul/RS e Colatina/ES
• 2002 Recife/PE, Santo André/SP e Campinas/SP.
• 2004 ENEH da UFF/RJ em Niterói/RJ.
• 2005 – ENEH da UFS em Aracajú/SE
• 2006 – XXVI ENEH da UFSC em Florianópolis/SC
• 2007 – EREH de Salvador/BA, ENEH de Cuiabá/MT e ENEARQ Santa Maria/RS
• 2008 – ENEH e ENEARQ Salvador/BA
Dentre outros.



WTulipas e Cervejas Artesanais - Optamos por celebrar nossos 18 anos em 2015 em grande estilo, fizemos tulipas de vidros com a logomarca da SOCABA, além de encomendar uma modesta quantidade de cervejas artesanais sob o rótulo da Sagrada Ordem dos Cavalheiros do Bar.

Foram 5 tipos distintos de cervejas artesanais, além de contratarmos um barril com cerveja artesanal que foi degustado durante a realização do III Encontro Nacional de Ex-Estudantes de História no Rio de Janeiro - ENEH-REX.

E a festa foi uma atração a parte. Realizada em um sobrado no Largo da Prainha na Praça Mauá, contou com declamação de poesia, com côco de roda de Pernambuco, com a apresentação da banda Cinco Boca e depois animada pelo DJ Araripe. Foi uma noite inesquecível.


WAniversários - A diretoria da Sagrada Ordem ainda se reúne para celebrar o aniversário de seus membros, através de um churrasco regado a muita cerveja. Esta é uma forma de mantermos fortes o laço de amizade entre o grupo.

Fica evidente que a SOCABA é um estilo de vida, e que continuamos celebrando em toda a sua plenitude. A SOCABA contagia centenas de pessoas por esse Brasil através desta ideia irreverente e repleta de histórias. Afinal de contas, SOCABA QUANDO TERMINA!