quarta-feira, maio 01, 2019

O Adeus a nossa Rainha: Beth Carvalho

Da esquerda para a direita: Neide, Rogério, Gallotti, Cristiano, Beth Carvalho, Romney, Renato, Mauro, Feranado e Carlos Eduardo 
Ah Beth, você foi feita de fibra e de resistência. Sua opção pelo samba já refletia essa verve, sua vocação.

Tua trajetória artística, lhefaz incluí  na constelação de mulheres que ousaram trilhar com garra esse gênero musical tradicionalmente ocupado pelos homens.

Sua estrela já figura, entre grandes ícones do samba que já partiram ou estão entre nós como Dona Ivone Lara, Leci Brandão, Thereza Cristina, dentre outras.

Como não recordar aquele lindo hino, o samba Virada, que marcou a campanha de 1982 do Brizola, um chamado para a resistência quando dizia: "Vamos lá rapaziada, está na hora da virada, vamos dar o troco".

Sua voz rouca, deu grande força a doce melodia de Andanças, em que o coro de amor reforçava a força do companheirismo ao reforçar que: "por onde for, quero ser teu par".

Beth, praticamente nascida e criada em um dos maiores patrimônios imateriais do Rio de Janeiro, o famoso Cacique de Ramos, que trazia a doce vingança ao nos brindar com a música Vou Festejar, "É... o teu castigo, brigou comigo, sem ter porquê, vou festejar..."

Você tinha um olhar lapidado para novas joias e e com seu cavaquinho, foi madrinha de muitos, dentre eles Zeca Pagodinho, Dudu Nobre, dentre outros.

Quis o destino, que no carnaval de 1999, você encontrasse a SOCABA lá no Bloco do Bip-Bip, e como sua majestade, nos permitisse um registro com nossa Ordem.

Reverenciamos nosso ícone da legitima Música Popular Brasileira. Mas hoje não Vamos Festejar, pois suas Andanças por este mundo se encerram.

Nossa Virada será ter você, Rainha, em nossos corações e nossa memória.
 Descanse em paz! Saudades eternas!