sábado, dezembro 01, 2018

Bar Universo

Entre as localidades da Freguesia e do Anil em Jacarepaguá, encontra-se o pouco conhecido Largo do Moutela.

O Moutela é cortado pela Estrada de Jacarepaguá e possui uma confluência de três ruas principais. A Estrada Tenente Coronel Muniz de Aragão em uma das extremidade e as ruas Ituverava e Uruçanga na outra.

Eis o Largo do Moutela, que possui uma vocação para a boemia, sobretudo em uma sexta feira de verão. O bairro conta com personalidades ilustres, como o comentarista esportivo Léo Batista e principalmente o saudoso Antonio Carlos que também morava na região, mais conhecido como o Mussum dos Trapalhões.

É notório que há uma verdadeira genealogia de bares e botecos da região que foram se transformando em outros estabelecimentos ou simplesmente se extinguiram.

Estas mudanças são reflexos da história e da memória desta pequena localidade, que hoje está muito badalada face aos novos bares da região e atendendo um público diverso.

Mas nosso enfoque é o Bar Universo e o seu significado. O bar é o único estabelecimento comercial que ainda se encontra em pleno funcionamento, desde sua fundação em 1975. E o atual gerente, Seu Waltair, ainda permanece atendendo pelas manhãs com o mesmo sorriso de tempos passados (alguns diriam que nem tanto).

Os outros pontos comerciais da década de 70 já desapareceram como o tempo: O saudoso bar do Gordo, a Padaria Lourdes, o Barbeiro, o Armarinho do Seu Antônio, o Açougue com suas carnes frescas e os frangos vivos, o Bar e Restaurante Funchal e a Pizzaria Los Pipos. 

 O Bar Universo, sem dúvidas, era o estabelecimento mais "pé sujo" do Largo do Moutela e sua freguesia constante podia ser categorizada pelos cachaceiros, beberrões e etílicos de todas as espécies.

Para além das marcas de cervejas e dos aguardentes disponíveis e apreciado pelos seus frequentadores sua "carta" de petiscos era variada.

Nada superava a sardinha frita (uma das melhores do bairro) que era servida em porções com aquele típico papel cinza de baixa qualidade que absorvia as camadas extras do óleo da fritura.

Além dos tradicionais pratos da cultura do botequim: pastel de carne, carne seca com farofa, ovos cozidos, moela e o torresmo frito eram constantes. E ninguém se preocupava com as taxas de colesterol e triglicerídio.

Podemos ver pelas imagens abaixo, que o Bar Universo foi repaginado em 2015, ganhou uma nova logomarca (como podemos ver no topo desta postagem), e impressa em todas as mesas de madeira.

Há um novo painel com os produtos e preços estampados com a nova logo do Bar e com o patrocínio de uma marca de cerveja.

Mas a principal mudança foi a obra que reformou seu interior, deixando o bar com ares "retrô"  e com clara influência da cultura "vintage" ao adotar um estilo "art noveau" da década de 1930.

São nas noites de sexta feira, que o Bar Universo fica lotado e as vezes seus frequentadores ficam sem mesa e cadeiras para se sentar. Portanto se o nobre leitor pensa em visitar o bar, sugerimos chegar cedo.

O Espetinho do Vavá é uma atração a parte. Figura tradicional e persistente durante anos, sua barraca é montada do lado do bar, na beira da Estrada de Jacarepaguá. Vavá, com sua alegria contagiante, amplia a variedade de petiscos dos frequentadores do bar Universo.

 Os grupos e pessoas se reúnem todos os finais de semana para beber aquela cerveja bem gelada, amenizando o calor carioca. Alguns de seus frequentadores passam o tempo, jogando cartas, outros se encontram para falar da vida de forma simples, celebrando a vida, sem as sofisticações gastronômicas do entorno.

Mas não ache, o nobre socabense, que o estabelecimento funciona até as altas horas da madrugada. A partir das 23 horas inicia-se o processo de encerramento do expediente. Os funcionários, iniciam o fechamento do bar com a tradicional lavagem com cloro e sabão em pó. Esse é o recado para pedir sua saideira e partir para casa.

Por fim, o Bar Universo é um caso à parte, um universo paralelo em que a renovação das amizades são feitas todas as semanas e em nome dessa memória, merecia um registro na internet. Mesmo que seja pelas lentes da retina ótica da SOCABA

UM SALVE AO BAR UNIVERSO PELOS SEUS 43 ANOS DE HISTÓRIA!!!

E AO "SEU" WALTAIR PELA RESISTÊNCIA E POR MANTER VIVA EM NOSSA MEMÓRIA  O QUE FOI JACAREPAGUÁ DE OUTRORA!!

 O novo Painel com as opções de bebidas e salgados disponíveis (foto feita em 2018)

O interior do bar reformado (foto feita em 2018)