História

WA Sagrada Ordem dos Cavaleiros do Bar (SOCABA) se caracteriza por uma Ordem fundada por onze membros diretores, na sua maioria professores de História oriundos da UERJ e UFRJ.

Fundada em 1997, na cidade do Rio de Janeiro, teve a sua origem no Juliu,s Bar de Vila Izabel. Existem duas filiais pelo Brasil, Riberião Preto/SP (1999), Curitiba/PR (2002) e Recife/PE (2002), mas sua legião de simpatizantes estão em diversos locais pelo território nacional, incluindo Teresina, João Pessoa, Natal, Vitória da Conquista, Ilhéus, Belo Horizonte, Campinas, São Paulo, Vitória, dentre outras.

A Sagrada Ordem tem o papel social de promover a integração a partir de festas, Encontros e Congressos estudantis, jogos de futebol, sempre de forma irreverente e crítica. Ser da SOCABA é um estilo jocoso de ser socabense.


WTorcida - A SOCABA adotou o América do Rio de Janeiro como o time do coração coletivo de seus membros, pois a entidade surgiu no mesmo Bairro, é possível encontrar seus membros nos jogos do Campeonato Brasileiro - terceira divisão.

WCamisas - Foram produzidas 10 camisas diferentes.
A primeira tinha como tema principal o Hino, as duas seguintes estavam ligadas às duas festas organizadas no Rio de Janeiro (com o apoio do Bar Chop Gol) e Ribeirão Preto com o apoio do Bar do Ali) respectivamente. Ainda confeccionamos camisa crítica dos 500 anos do Brasil em 2000.

Em 2002 a Filial da SOCABA de Curitiba organizou a festa de fundação da SOCABA Curitiba. Em 2003 a Filial Ribeirão Preto confeccionou camisas para o Encontro Nacional de Campinas com o Manual do Calouro para o ENEH.

Em 2004 a matriz da SOCABA produziu 2 camisas. A primeira camisa foi a da Campanha Xô Haloween,Viva a Cultura Nacional em 2004 e logo em seguida pra campanha APITOCANDO O LAMBU COM A XIBOCA, um evento de reveillon em 2004 com o apoio cultural da Xiboquinha Philadéfia.

Em 2007 editamos a camisa IUSIVRUS BABILORVM LASCIVVS EST com o pergaminho sagrado do Batizado da Babilônia que levamos pro EREH-Norte/Nordeste e naquele mesmo ano, organizamos em outubro a festa de 10 Anos da SOCABA e para tal, confeccionamos a camisa SOCABA 10 - VIVOS E BEBENDO.

Em 2010 a Filial SOCABA da PEste confeccionou a camisa comemorativa do Carnaval e para tal fez uma em regata vermelha reeditando a camisa IUSIVRUS BABILORVM LASCIVVS EST.

Em 2012 a Filial SOCABA da PEste em parceria com a UPE confeccionou a camisa comemorativa dos 10 ANOS DA SOCABA DA PESTE em regata amarela.

Este ano, em vista da comemoração de 15 anos da SOCABA, novas camisas serão confeccionadas. Aguardem!


WO Abridor de Garrafas – Uma de nossas inovações foi produzir em 2005 o Abridor de Garrafas da SOCABA. Produzimos cerca de 200 abridores que foram rapidamente adquiridos no Encontro Nacional dos Estudantes de História daquele ano.


WCaneco Em 2009 produzimos a Caneca da SOCABA em acrílico mas que foi muito bem recebida pelos membros. O produto fez sucesso.

WOs Batizados - A Ordem já preencheu a lacuna deixada pelo Mestre Rasputim e seus Infames Discipulos nos Encontros de História
• 1998 na UFMG em Belo Horizonte, na UFAL em Maceió/AL.
• 1999 foi na UFES - Vitória/ES e na UFPA em Belém/PA.
• 2000 ENEH de Vitória/ES.
• 2001 Marechal Candido Rondom/PR, Caxias do Sul/RS e Colatina/ES
• 2002 Recife/PE, Santo André/SP e Campinas/SP.
• 2004 ENEH da UFF/RJ em Niterói/RJ.
• 2005 – ENEH da UFS em Aracajú/SE
• 2006 – XXVI ENEH da UFSC em Florianópolis/SC
• 2007 – EREH de Salvador/BA, ENEH de Cuiabá/MT e ENEARQ Santa Maria/RS
• 2008 – ENEH e ENEARQ Salvador/BA