terça-feira, outubro 03, 2017

Há 10 Anos atrás - Depoimento


Por Francisco Araripe
Rio de Janeiro - 4 de outubro de 2007

Veneráveis amigos da Sagrada Ordem dos Cavalheiros do Bar, agregados e chegados.

Há exatos dez anos (1997), não me recordo se foi exatamente nesta data por razões óbvias, nascia a SOCABA, no Julio's bar, em mesa da qual fazia parte, este que vos fala, Pedro de Greenville, Fernando Coelhinho (não entendi por que seu pseudônimo no samba foi trocado para Prof. Peixoto, mas como dizia Nelson Rodrigues, aqui todo mundo é Peixoto, vá lá), Cristiano te-odeio e Carlinhos Geléia (hoje prof. Carlos Martins), tendo chegado em seguida Frederico, o Fred Adevogado, hoje chefe do movimento...sindical(!)do Arquivo Nacional.

Como pacote, nascia junto a idéia de congregar companheiros numa maçonaria etílica, o samba-paródia de "os sertões", hino da SOCABA, seguida da primeira camiseta, bancada em parte pelo júlio, dono do bar. A idéia deu certo!!!

Novas adesões, Everaldo, Benito, Cebola, Bárbara, e finalmente Mauro Katinguelê, o primeiro membro concursado da SOCABA que conquistou a vaga em memorável disputa com Renato Borboleta em doses de aguardente nacional. Kattinguelê não apenas venceu como tripudiou o adversário com duas doses a mais, seguindo ao banheiro, onde devolveu à natureza o produto da terra. Renato mesmo perdendo, entrou com uma liminar que o permitiu fazer parte do sagrado grupo.

Fizemos a primeira festa no chopp gol. Conseguimos fechar e encher o bar, grande festa com gente barrada na porta pelos seguranças fenando e mauro (você xingou meu amigo de gordão!!). Destaque para Serjão, que uivava ao som de James Browm e Benito-devolve-a-camisa-cinza, que nada fez. Ahahahah!

Depois outras paradas vieram, novas camisas, futebol na Ilha da Conceição, e a divulgação da SOCABA pelo brasil, através dos encontros estudantis.

Mas a vida...

A vida tratou de separar um pouco os membros. Mas o princípio Socabano permanece de procuramos estarmos juntos sempre confraternizando em mesas de bares.
Tem gente que pensa que isso não é amizade, mas acho que de alguma forma estamos fraternalmente unidos, e agora nos reunimos para festejar DEZ ANOS.

Ótima oportunidade para nos reunirmos novamente em nossa completude e mais com todos aqueles que gostaram da idéia da SOCABA, e a fazem viver nos cantos do brasil.

Portanto galera, dia 13, lugar de Socabano é no casarão da Mauá!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário